Translate

terça-feira, 7 de julho de 2015

Um passeio pela história de Sorocaba

Você conhece os monumentos da sua cidade? 
Confira alguns pontos ilustres que passam imperceptíveis aos olhos da população

Uma cidade próspera, com inúmeras indústrias, opções de lazer para todos os gostos e um centro comercial para todos os bolsos. Isso todo sorocabano já sabe. Mas, você conhece a história de Sorocaba? E os monumentos que estão espalhados por toda a cidade? Alguns tornam-se imperceptíveis aos olhos da população, diante de tanta correria do dia a dia.

Você já parou para analisar as histórias que se escondem por trás de cada monumento? A Atualle conta um pouco sobre a cidade e as maravilhas que a cercam.

A cidade foi fundada em 1654, quando o capitão Baltazar Fernandes mudou-se com a família para o município, o qual deu o nome de Sorocaba, denominação que tem origem no Tupi-guarani, que significa terra fendida ou rasgada. Baltazar Fernandes construiu a igreja de Nossa Senhora da Ponte e a atual igreja do Mosteiro de São Bento.

A localização geográfica favoreceu Sorocaba no comércio das tropas. Sua posição estratégica a tornou parada obrigatória para os tropeiros, no eixo econômico do entre o Sul, o Norte e o Nordeste. A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os estados reuniam-se para comprar e vender animais.

Em 1875 foi inaugurada a Estrada de Ferro Sorocabana. A partir daí, empresários ingleses investiram em indústrias têxteis, que tornaram o município conhecido como a Manchester Paulista. Após este contexto, a cidade continuou a crescer, e recebeu diversas indústrias multinacionais, que movimentam boa parte da economia.

Sorocaba e seus monumentos

São mais de 50 monumentos que reavivam sua história, entre eles, a de Baltazar Fernandes, que fica no Largo de São Bento, além do Pelourinho, Obelisco ao Pracinha da Força Expedicionária Brasileira, na Praça Frei Baraúna, e os famosos canhões, na Praça Arthur Fajardo.
Monumento a Baltazar Fernandes – Largo de São Bento, Centro
Construída pelos escravos do fundador Baltazar Fernandes, o monumento faz parte da construção da primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. 

Obelisco

Baltazar Fernandes

Pelourinho – Rua Dr. Nogueira Martins, Centro

Símbolo do antigo município e da liberdade com justiça: Erigido em 1661 por Baltazar Fernandes.
Obelisco ao Pracinha a Força Expedicionária Brasileira – Praça Frei Baraúna, Centro
Homenagem aos 109 sorocabanos que combateram os exércitos da Alemanha e Itália na Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Monumento ao Monsenhor João Soares do Amaral – Praça Cel Fernando Prestes, Centro
Em 1866, Monsenhor João Soares foi vigário da igreja matriz de Sorocaba, reitor do Seminário de São Paulo e escolhido pelo Bispo de São Paulo, na época, para dirigir o Colégio Diocesano de Sorocaba.

Pelourinho

Canhões – Praça Arthur Fajardo

 Conhecida popularmente como “Praça do Canhão”, a Praça Arthur Fajardo é uma das mais históricas da cidade.
Os canhões foram assentados no local por ocasião da Revolução Liberal, iniciada em Sorocaba 1842. Eles foram fundidos na primeira siderúrgica do Brasil, a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, comemorando o 1º aniversário da maioridade de D. Pedro II e homenageando o Presidente da Província de São Paulo.



Monumento à Mãe Preta – Praça Castro Alves, Jardim Vergueiro

Inaugurado em 1975, o Monumento à Mãe Preta representa a homenagem aos negros, que escravizados, auxiliaram no progresso de Sorocaba durante mais de dois séculos.
O monumento também homenageia as escravas que tinham a obrigação de entregar seus filhos para também serem escravizados.



História rica

Sorocaba abriga povos de diferentes culturas e etnias. São espanhóis, italianos, japoneses, libaneses e chineses.

Segundo o historiador e Chefe de Divisão do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Sorocaba, José Rubens Incao, essa mistura é que enriquece a história da cidade. “A alma sorocabana é composta por diferentes culturas. Temos também uma culinária rica, com temperos de várias as partes do mundo”, afirma.

Já em relação ao conhecimento da população aos monumentos, o historiador declara que há um “trabalho de formiguinha” para tornar todos os pontos históricos da cidade mais interessantes para o público. “Temos a consciência que precisamos renovar a forma de passar a informação para todas as idades. Além de orientar os sorocabanos a preservar o patrimônio da cidade”, comenta.
Incao destaca que a Secretaria de Cultura realiza passeios culturais com grupos aos pontos históricos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sorocaba.sp,gov.br

“Passo diariamente pela Praça Frei Baraúna e tive a curiosidade em saber do que se trata o monumento do Obelisco. Me interesso pela história de Sorocaba, mas acho que faltam canais de comunicação para divulgar os pontos históricos”
Alexandre Antônio França dos Santos, analista de logística

“Sempre passo pelo Largo de São Bento e nunca tive o interesse em parar para ler sobre o monumento de Baltazar Fernandes. Estudei um pouco da história da cidade na escola, mas nunca mais li sobre o assunto”
Érica Ribeiro de Carvalho, estudante

“Nunca parei para ler sobre a história da “Praça do Canhão” não sei o que realmente significa os canhões instalados na Praça Arthur Fajardo”
Daiana Araújo Benedito, atendente

Por Milene Góes
Jornalista -Editora Atualle


2 comentários:

  1. O Monumento à Mãe Preta é uma estátua feita por um artista de Sorocaba que faleceu à alguns anos atrás seu nome é Oswaldo Saiane este monumento pode ser visto na praça Castro Alves em frente a rodoviária.

    ResponderExcluir
  2. titanium sheet - Home - TITanium Arts
    Tvn-Tv.net. titanium titanium mokume gane sheet-instructions. Tvn-Tv.net has three styles: westcott titanium scissors plastic 2020 edge titanium sheet titanium necklace (tactical) and titanium (metal)-like structure (see the raw titanium

    ResponderExcluir