Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Equoterapia: saúde e reabilitação para todas as idades



Centro de Equoterapia e Saúde aposta no tratamento com cavalo 

busca “padrinhos” para praticantes de famílias carentes 


A equoterapia é um método terapêutico utilizado por pessoas diagnosticadas com as mais diversas necessidades e tem cada vez mais adeptos em Sorocaba. A terapia com cavalos ajuda no tratamento de questões físicas como paraplegia e problemas de postura e também psicológicas como a depressão. Ela é indicada para todas as idades, com encaminhamento médico.

O Centro de Equoterapia e Saúde Aziz é uma das clínicas que recebe esses praticantes para tratamentos em Sorocaba. Localizado próximo ao bairro de Brigadeiro Tobias, o Aziz possui atualmente 39 praticantes.

Segundo a fisioterapeuta e proprietária do Aziz Munique Moreira, a ideia de abrir um centro de equoterapia e saúde foi após ela trabalhar em outros locais de tratamento com cavalos. “Sempre gostei de animais e sempre fui envolvida com equoterapia. Escolhi trabalhar com essa modalidade da fisioterapia para ajudar a essas pessoas que procuram uma forma diferente de tratamento”, afirma a fisioterapeuta.

Conforme Munique, o centro de reabilitação atende pessoas com patologias físicas e psicológicas. Ela comenta que a terapia com cavalo é eficiente também para quem perdeu um ente querido e está no processo de luto. “Este tipo de tratamento tornou-se comum e há uma evolução significativa no quadro de quem passa por uma perda”, explica.

Em crianças, a equoterapia trata, além de problemas físicos, distúrbios de comportamento. “Muitos pais relatam a melhora das atitudes do filho em casa e até na escola”, destaca.

Apadrinhados

Segundo a fisioterapeuta, o Aziz recebe pacientes particulares, do sistema municipal de saúde, através de um contrato com a Prefeitura de Sorocaba e também os chamados apadrinhados, ou seja, pessoas de famílias carentes que fazem o tratamento pago por empresários de Sorocaba e região.
                                                  

Como funciona?

Munique explica que os empresários que se interessarem em apadrinhar uma pessoa, podem fazer um cadastro no Aziz e arcar com as despesas do tratamento por tempo pré-determinado. O Centro de Equoterapia recebe hoje pessoas de Sorocaba, Votorantim e Boituva.

A fisioterapeuta ressalta que trabalha atualmente com cinco cavalos de tipos diferentes, para uma melhor adaptação dos usuários . A pista para equoterapia é coberta e com piso de areia macia e possui o tamanho do padrão oficial, 20 por 40 metros.


Tratamento

De acordo com a fisioterapeuta, os tratamentos são analisados caso a caso por uma equipe interdisciplinar. A partir do plano terapêutico as pessoas começam o tratamento, sempre com o acompanhamento desses profissionais.
Conforme Munique, as famílias desses praticantes relatam uma melhora significativa durante o tratamento. “Nós, os profissionais ficamos bem próximos desses familiares e quando há uma evolução, nos sentimos vitoriosos, é uma emoção muito grande”, comenta.
Além da montaria existem outras atividades como escovar o cavalo, o alimentar, encilhar e até dar banho no animal que podem ser desenvolvidas, sempre com um objetivo terapêutico preestabelecido.

Benefícios da Equoterapia

  • Melhora do equilíbrio e postura
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva
  • Aumento da força muscular
  • Aumento da autoestima e autoconfiança
  • Promove sensação de bem-estar 
Quer ser um padrinho?
Para pessoas físicas ou empresas que queiram apadrinhar um praticante e custear o tratamento de equoterapia, basta procurar o AZIZ, que fica na Avenida dos Bandeirantes, 2260 – Brigadeiro Tobias, Sorocaba. 

Mais informações pelo telefone 3236-7153 ou pelo site:  http://www.equoterapiaesaudeaziz.com.br

O que significa Aziz
O nome do Centro de Equoterapia e Saúde, que tem origem árabe e significa meu amado, é também o nome de um dos cavalos utilizados nos tratamentos.

Por Milene Góes
Jornalista - Editora Atualle





Nenhum comentário:

Postar um comentário