Translate

terça-feira, 26 de maio de 2015

Culinária japonesa ganha o paladar dos sorocabanos


Cidade concentra grande volume de restaurante japonês e a gastronomia oriental conquista cada vez mais adeptos. Mesmo com tanta variedade, os estabelecimentos mais tradicionais possuem seu público cativo


 Sashimi
Dupla de Skin

Hossomaki de Kani  (Caranguejo)

Tarê Sushi


A culinária japonesa conquistou o paladar dos sorocabanos. A queridinha dos orientais, agora se tornou praticamente essencial para as pessoas que querem degustar pratos diferentes e com baixa caloria. Tanto que em Sorocaba é possível encontrar opções de restaurante japonês por todos os lugares. 

São opções para todos os gostos, mas os restaurantes mais tradicionais da cidade são escolhidos por quem gosta de saborear as delícias da gastronomia japonesa e encontrar os amigos.

Segundo um dos proprietários e gerente do restaurante Kyodai, João Jardim, muitas famílias nipônicas e brasileiras conservam o tradicionalismo e apreciam uma boa comida oriental. “Existem clientes que frequentam o restaurante desde quando inaugurou. A fidelidade impressiona”, afirma Jardim.

O Kyodai foi inaugurado em 1993 e, segundo João Jardim, na época não existia restaurantes na cidade que ofereciam opções de culinária japonesa. “Muitos japoneses e descendentes que chegaram à cidade por conta da implantação de indústrias e sentiam a falta da culinária japonesa. Pensando nisso, resolvemos abrir um espaço para eles se sentirem à vontade”, explica.

No restaurante é possível encontrar diversas opções de pratos típicos, como o famoso temaki, o tradicional sushi, até os pratos especiais, como o Yakiniku, uma combinação de mignon, frango, camarão, salmão, kani, lula, shitake e teishoku.

Apesar de ser nítido o aumento de restaurantes desse segmento em Sorocaba, não há um número exato da quantidade, é o que afirma o diretor presidente do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Sorocaba, Antonio Francisco Gonçalves.

De acordo com o diretor presidente, o sindicato não possui esse tipo de informação, porque no cadastro do CNPJ não é discriminada o segmento, é informado somente a atividade, como restaurante, bar ou lanchonete.

Sobre o crescimento do ramo alimentício, com a vinda de estabelecimentos ao município, Gonçalves afirma que é vantajoso para aumentar a vinda de turistas e assim, fomentar a economia da cidade.

Por Milene Góes 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário