Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Alimentação natural para pets: vida saudável aliada ao bem-estar

(Foto: Reprodução TV TEM)

Médico veterinário aponta os benefícios para a saúde dos animais que consomem comida caseira, sem adição de condimentos

O melhor amigo do homem não é mais tratado apenas como um cachorro comum. Muitas pessoas os consideram como um membro da família e proporcionam todo o conforto: caminha, brinquedos e até alimentação especial, como por exemplo, alimentação natural, sem condimentos e conservantes. A alimentação natural (AN), já tem muitos adeptos e segundo especialistas, pode aumentar a qualidade de vida do animal, além de proporcionar bem-estar.

Pesquisadores frequentemente realizam pesquisas para comprovar os benefícios da alimentação natural nos cães. Recentemente, cientistas de universidades da Califórnia fizeram estudo com 21 cães, que consumiram alimentos frescos e cozidos. Um ano depois, eles foram avaliados e foi comprovado o aumento de anticorpos, aumento de células de defesa e aumento dos níveis de hemoglobina, a molécula que transporta o oxigênio dentro das hemácias.

Segundo o médico veterinário e especialista em alimentação natural para cães, José Carlos de Melo Ferreira Júnior, a alimentação caseira auxilia na prevenção de doenças, além de ter um custo benefício atrativo. “Da para selecionar alimentos saudáveis e que não sejam tão caros”, explica.
De acordo com o médico veterinário, a alimentação caseira é feita de forma equilibrada, com carnes e vegetais cozidos ou crus, isso varia da condição física do animal. “Pode-se incluir frutas, proteínas e carboidratos. Essa forma alternativa tem de ser balanceada para não causar problemas de saúde para o cão”, ressalta.

Segundo explica o médico veterinário, antes de incluir qualquer alimento natural na dieta do animal, é preciso consultar um especialista para fazer exames para verificar as condições de saúde e elaborar um cardápio específico. “É necessário verificar a raça, o peso, se possui alguma doença, se faz algum tratamento de saúde, se possui doença renal, entre outros”, destaca.

Conforme Ferreira, é necessário também fazer um acompanhamento de pelo menos seis meses ou um ano para realização de exames e verificar se inclui algum outro alimento na dieta do cão.
Veja alguns benefícios da alimentação natural listados pelo médio veterinário José Carlos de Melo Ferreira Júnior.

  • Fezes com menos odor – Isso porque a alimentação natural é livre de conservantes que a indústria utiliza nas rações
  • Redução de gordura e sódio – Isso é pelo fato de a alimentação natural não ser cozida com condimentos que possuem gordura e sódio
Por Milene Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário