Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nova alternativa para tratamento de calvície



Latanoprosta é usada em medicamentos para tratamento de glaucoma, 
mas também é eficiente no crescimento capilar

Thaís Viço - Farmacêutica e bioquímica da Phito Fórmulas 
Mais de dois bilhões de pessoas no mundo enfrentam problemas relacionados à calvície, os dados são da Academia Americana de Dermatologia. E esse mal não é exclusivamente masculino, 40% das mulheres sofrem com isso no Brasil. Mas pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, acharam uma solução para o problema.  A substância era até agora utilizada somente em colírios para tratamento do glaucoma e hipertensão ocular, mas durante o tratamento, provocou como efeito colateral um aumento nos cílios dos pacientes.

“Com base nesta evidência, os pesquisadores decidiram avaliar a ação da substância no tratamento de alopecia e o resultado observado foi um aumento significativo da densidade capilar”, explica Thaís Viço, farmacêutica de pesquisa e desenvolvimento da Phito Fórmulas, especialista em cosmetologia.

O folículo capilar se remodela durante períodos cíclicos de crescimento, são eles: a anágena, que é o crescimento do fio; a catágena, fase de regressão ou involução do pelo; e a telógena, fase de repouso e queda natural dos fios. “Em pessoas com problemas relacionados à calvície, o período de crescimento ou fase anágena é mais curta, chegando mais rapidamente na fase telógena”, detalha. “Os pesquisadores notaram que, com o uso da latanoprosta, aconteceu um prolongamento da fase anágena, aumentando o diâmetro dos fios, fortalecendo os pelos”, completa a farmacêutica.

A dermatologia Vanessa Mutton (CRM 80.450 e RQE 20.280) conta que tem se dedicado nos últimos anos ao tratamento dessa patologia e que vê a latanoprosta como uma medicação muito promissora nos casos mais difíceis. “Selecionei alguns pacientes para usá-la e fiquei entusiasmada com os primeiros resultados, o aumento de volume dos cabelos e o engrossamento dos fios ocorrem muito rápido, em menos de quatro semanas de uso. A substância transforma todo o ciclo capilar para melhor, prolongando a fase de crescimento e diminuindo a queda”, comemora a especialista, que também é cirurgiã capilar membro da SBCRC (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar) e da ISHRS ( International Society of Hair Restoration Surgery).

A médica diz que por ser um método novo, ainda não possui pacientes em manutenção. “Não posso dizer como esses cabelos se comportarão em longo prazo, também por esse motivo oriento que esse tratamento deve ocorrer sob  supervisão médica contínua”, salienta. 

Surgimento da alopecia
Descobertas recentes indicam que prostaglandinas tem participação importante no crescimento capilar e o desequilíbrio dessas substâncias no couro cabeludo pode levar à calvície. “O estudo concluiu que os efeitos da prostaglandina no crescimento capilar ocorrem no início da fase anágena”, comenta a farmacêutica.

A latanoprosta, descoberta pelos pesquisadores norte-americanos, é uma substância similar à prostaglandina F2 alfa, por isso o sucesso de sua ação no tratamento desse problema”, complementa Thaís.

Sobre o produto
De acordo com a farmacêutica, a latanoprosta pode ser utilizada para tratamento da alopecia em cabelos, cílios e sobrancelhas. “O produto deve ser mantido em geladeira e recomenda-se que seja aplicado no período noturno, já que não é aconselhável a exposição ao sol com a substância. O ativo pode ser utilizado tanto em homens quanto em mulheres com alopecia”.

“É importante salientar que antes da utilização de qualquer medicamento, um médico deverá ser consultado”, finaliza Thaís.

Por Juliana Ferrz
JF Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário