Artista plástica, curadora de artes, produtora cultural e, acima de tudo,
empreendedora. A inquietude criativa de Angela atravessa fronteiras
![]() |
Angela de Oliveira |
A itapetiningana Angela de Oliveira vem se destacando pela sua criatividade e dedicação em prol da arte e de artistas emergentes. Seu lado artístico se divide entre as artes plásticas - já tendo pintado mais de 1300 telas - e a literatura. Seu primeiro livro, batizado de Domingo, está em fase de finalização. O lado empresarial também está a todo vapor, como curadora e produtora cultural, em um ano realizou cinco mostras em São Paulo/SP, três em Búzios/RJ, uma em Sorocaba/SP e duas em Itapetininga/SP, promovendo centenas de artistas de todo o Brasil. Seu empreendedorismo fala mais alto e ela já prepara outros eventos ainda para esse ano: mais duas exposições em São Paulo, uma em Sorocaba/ SP, em Búzios/ RJ e, inclusive, algumas internacionais, que acontecerão em Paris, na França, e em Boca Raton, cidade do estado da Flórida, EUA.
A artista morou alguns anos em São Paulo, onde fez cursos de especialização e ministrou aulas. Hoje, divide-se entre São Paulo e Rio de Janeiro, dedicando-se ao seu trabalho e à promoção de novos artistas. “Trabalho há 20 anos com arte, mas, durante um período, deixei meu ofício de lado para cuidar da família. Retomei minha carreira em setembro do ano passado, quando comecei a organizar a I Mostra Itapetininga de Arte e de lá para cá não parei mais”, relembra.
Em julho, lançou uma galeria online, a http://www.inartgaleriaonline. com.br/, em parceria com a diretora de arte Gabriela Nunes, a Gabo, que está no mercado há mais de 15 anos, produzindo shows e espetáculos de grandes artistas, já tendo integrado equipes como Varekai, do Cirque du Soleil; Pear Jam Tour, Roger Walters e Circo da China. “Nesse espaço é possível adquirir arte de qualidade, em meio à diversidade de técnicas e estilos. Muitos artistas poderão chegar a mercados maiores por meio dessa ferramenta”, conta Angela, comemorando o grande acesso em menos de um mês da plataforma no ar.
O site também conta com uma revista bimestral online, a In Art Magazine. “A publicação surpreende pela apresentação e qualidade do conteúdo, tem artistas renomados como colabores e o principal foco é a promoção da arte. A tendência é que, em um curto prazo, o veículo se torne um referencial de artistas emergentes e promissores brasileiros”, orgulha-se.
Atravessando fronteiras
Nos meses de setembro e outubro, a artista realizará duas importantes exposições coletivas no exterior. A In Art em Boca Raton, que acontecerá na Viana Brasil, em Boca Raton; e a Les Femmes de Couleur, no salão Shopping Art, no Carrossel do Louvre, em Paris. “É gratificante, um ano após criar a In Art, poder levar artistas para expor em outros países e em grande estilo. A joalheria Vianna Brasil é um dos locais mais elegantes de Boca Raton e Paris é o berço da arte mundial, participei de uma coletiva por lá no ano passado e foi muito importante para minha carreira, agora quero proporcionar essa experiência à outros artistas”, finaliza.
Mostra Artes em Claves de Sol - Casa Portugal - Julho de 2015 |
Mostra Artes em Claves de Sol - Casa Portugal - Julho de 2015 |
Pintando moda 70's |
Por Juliana Ferraz
JF Assessoria de Imprensa