Translate

sexta-feira, 27 de março de 2015

Cuidados com o melhor amigo do homem

Terapeuta canino faz trabalho baseado em psicologia comportamental 
humana para tratar de animais ansiosos, agressivos e hiperativos


Ele é o melhor amigo do homem. Companheiros para todas as horas, alguns grandes, outros pequenos, raças e costumes diferentes, os cachorros. Alguns de estimação, outros cães de guarda. Mas uma coisa todos têm em comum: o amor incondicional pelo seu dono. Mesmo com todas as qualidades dos animais, alguns também apresentam características que deixam seus donos de cabelo em pé como a ansiedade, agressividade, hiperatividade, entre outros. Para solucionar esses problemas, existe o terapeuta canino, que trata tanto a área comportamental do animal, como o a do seu proprietário. Segundo o terapeuta canino Leon Eduardo de Sanctis, o comportamento do cachorro é reflexo do comportamento do dono, inclusive reações de ansiedade e agressividade. Isso não significa que ele seja ansioso ou agressivo, mas sim que algum comportamento dele seja transmitido para o animal.

“Faço todo o tratamento para que haja uma comunicação entre o humano e o cão”, relata. De acordo com o terapeuta, o público que procura o tratamento é variado, mas a maioria é concentrado em mulheres acima dos 40 anos. “Meu trabalho é focado em reabilitação comportamental. Procuro desenvolver técnicas que ajudem na melhora de comportamento do cão, para o melhor convívio com seu dono e a sociedade”, explica. Leon Sanctis é formado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começou suas atividades com animais em Florianópolis, quando abriu uma empresa de entretenimento para cães, em 2006.

Em 2011, Leon voltou para Sorocaba, sua cidade natal, para iniciar o trabalho como terapeuta canino. Foram anos de estudos sobre psicologia comportamental humana, cursos de desenvolvimento mental, de inteligência emocional, além de obter assessoria com um psicólogo comportamental.

Terapia Canina


Para fazer a terapia canina, Leon explica que atende somente em domicílio, para que seja avaliado o comportamento do animal dentro do território onde vive, com os costumes. “Primeiramente, faço uma avaliação do cachorro e do dono, e monto um plano de terapia. Conforme o terapeuta, durante as sessões, ele explica a teoria e pratica as técnicas com o dono e com o animal. “Para mudar o comportamento do cão, é preciso que o dono aprenda as técnicas e consiga transmitir mais tranquilidade e confiança ao animal”, diz. De acordo com Leon, as sessões são feitas semanalmente ou quinzenalmente. O objetivo é levar o bem-estar para o cão, qualidade de vida, e melhor contato com o humano, explica Leon. Segundo ele, há técnicas para tratar o comportamento de cães de todos os tipos. “Ensino o humano a ter abordagem, respeito, confiança e amor”, explica. Após o tratamento, o terapeuta comenta que continua prestando todo o suporte para manter a qualidade de vida do cão. “Pelo menos 90% dos meus clientes aprovam os resultados obtidos através da terapia. Isso gera uma satisfação pessoal e profissional em mim”, afirma. 

Spa, personal e nutrição


Além de trabalhar com terapia canina, Leon também faz atividades de personal para cães, com atividades esportivas como corrida, e também auxilia no tratamento de SPA, para animais que estão acima do peso. Outro trabalho de Leon é auxiliar na nutrição dos pets. Ele monta um guia nutricional com comidas 100% naturais para que o cão tenha mais qualidade de vida. “O cão precisa ter uma vida saudável, com exercícios físicos, disciplina e descanso”, completa. O terapeuta Leon Sanctis pode ser encontrado pela página no Facebook:. Facebook.com/animalmind, ou pelo telefone: (15) 3019-4418.





Editora Atualle
Contato: Fernanda Godoy Tonche
Email: editora.atualle@gmail.com
Jornalista: Milene Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário