Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Falem bem e falem de mim

Bruno Caetano - Diretor superintendente do Sebrae-SP

Um bom comercial de televisão ou rádio, um bom anúncio em jornal, revista ou internet podem exercer grande influência na decisão de compra do consumidor. Mas é inegável a força da propaganda boca a boca para convencer as pessoas a escolher determinado produto ou serviço. A parte boa é que essa ação pode ser provocada para beneficiar seu negócio. 

Você mesmo já deve ter vivenciado essa situação. Na dúvida entre o que adquirir, pediu a opinião de um conhecido que recomendou certa marca ou modelo, sendo ela determinante para sua opção. Por que a impressão de alguém do seu círculo de relacionamentos tem tanto peso? Simplesmente porque passa credibilidade, você confia no que essa pessoa diz. 

No mundo da publicidade, os produtos apresentados são todos excelentes, não é? Nada contra esse importantíssimo setor da atividade humana, ao contrário. Mas você sabe que nem tudo dito ali supre suas necessidades ou desejos. Já o ponto de vista do amigo é sincero, sem interesse em dourar a pílula e fazer você a comprar o que quer que seja. É um testemunho cujo único propósito é lhe ser útil, daí o poder da propaganda boca a boca.

Apesar de ser uma manifestação espontânea, é possível estimulá-la. Crie oportunidades para o público experimentar seus produtos ou serviços acompanhados de parentes e amigos. Abra espaço para eles opinarem. Organize eventos capazes de incentivar as pessoas a espalharem o que presenciaram. Atraia formadores de opinião no bairro ou na comunidade. Faça parcerias com esses “multiplicadores” para aumentar o alcance da proposta. 

Participe de causas sociais, solidárias e de caridade, que contribuirão para a imagem positiva do seu empreendimento. 

A internet é um poderoso veículo de propaganda boca a boca. Use as redes sociais a seu favor. Abasteça sua página com conteúdo de relevância, incluindo fotos, vídeos, informações sobre sua mercadoria e afinidades e interaja constantemente com os clientes.

Acompanhe o que falam da sua empresa e esteja pronto para ouvir sugestões, elogios e críticas (mesmo quando injustas) e fazer as melhorias necessárias. 

Jamais se esqueça de oferecer atendimento de qualidade ao público. Sem isso, não há marketing boca a boca que salve. A máxima “falem mal mas falem de mim” não serve no mundo dos negócios. Trabalhe para que seu lema seja “falem bem e falem de mim”. 

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Formador de craques no Tricolor, Marcos Vizolli conta os segredos para revelar jogadores como Kaká e Lucas

Palestrante abriu o simpósio da Dias Cup, em Sorocaba

Marcos Vizolli e Eduardo Dias, organizadores do simpósio da Dias Cup
Treinador das categorias de base do São Paulo, Marcos Vizolli abriu neste sábado (10) o simpósio realizado pela Dias Cup, em Sorocaba. Ex-jogador campeão pelo Tricolor e com experiência de anos como formador de jovens atletas, Vizolli abordou em sua palestra os aspectos que levam garotos a garantir carreiras de sucesso no futebol.

Usando como exemplo craques como Kaká, Lucas, Oscar, Hernanes e Casemiro, todos jogadores que ele ajudou a formar, o treinador destacou o diferencial de cada um. “O Kaká sempre foi inteligentíssimo dentro de campo. Hernanes gostava de desafios, era extremamente obediente e buscava o aprimoramento”, comentou.

Vizolli aproveitou a passagem por Sorocaba para comentar a situação do jovem meia Mirray, atleta do São Paulo, que atualmente está emprestado ao São Bento e disputa a Copa Paulista.

Considerado pelo treinador uma promessa, o meia canhoto de 21 anos precisa de tempo para provar seu potencial, analisa Vizolli. “Ele tem excelente técnica e visão de jogo. É jogador para ser algo diferente no futebol, no futuro. Ele já passou por duas cirurgias no joelho, mas já está completamente recuperado. Disputou a série A-3 pelo Nacional no ano passado, voltou para o São Paulo e foi emprestado ao São Bento. É um menino ainda, não dá para descartá-lo. Ele tem técnica e está adquirindo força e confiança. Precisa de tempo para voltar a ser aquela promessa”.

Vizolli destacou dois exemplos de jogadores que viveram situação parecida. “O Hernanes e o Jean vieram para o São Paulo como promessas, não conseguiram jogar, foram emprestados para outros times e voltaram para o São Paulo, aí sim para arrebentar. Hoje o Hernanes é titular da Inter de Milão e o Jean é titular e destaque do Fluminense. Então, a gente aposta nestes garotos. Um menino que tem qualidade como o Mirray não pode ser descartado”, conta.
 Doriva
Ainda falando sobre jogadores da base, Vizolli comentou a chegada do técnico Doriva ao São Paulo. Para ele, é improvável que repita no Tricolor a fórmula que fez dele campeão paulista do ano passado pelo Ituano: o aproveitamento de jovens jogadores. “Por ser jovem e ter ajudado o Ituano, dentro de suas necessidades, com jogadores de base, facilitou o trabalho dele. Eu acredito que dentro do São Paulo as coisas sejam um pouquinho mais difíceis em relação à base. Ele vai precisar trabalhar primeiro com jogadores que já fazem parte do elenco profissional e conhecer aos poucos a base”.

Para Vizolli, o técnico que chega agora deve usar os garotos apenas no Campeonato Paulista. “O Doriva chega em um momento de mudanças, mas eu não acredito que ele vá pensar em base agora. Neste primeiro momento ele vai pensar no que tem lá. Depois que passarem as competições que o profissional do São Paulo disputa agora, aí ele começa a se enquadrar nas necessidades que vai ter em relação à base. Provavelmente no Campeonato Paulista ele deva usar mais os atletas mais jovens”, conclui Vizolli.

Simpósio
Representando os aspectos da arbitragem, a Dias Cup vai contar em 11/10 (domingo) com a palestra de Cléber Abade. Ex-árbitro com ampla experiência na Série A do Campeonato Brasileiro, atualmente, Abade avalia para a CBF a atuação dos árbitros nas partidas do Brasileirão.

Fechando a programação, em 13/10 (terça-feira) é a vez do ex-jogador Elzo, um dos destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986. Elzo vai falar sobre sua carreira vitoriosa, que inclui passagens marcantes pelo Atlético Mineiro e Palmeiras, além de um vice-campeonato da Champions League pelo Benfica, de Portugal.


A competição

A 1ª Dias Cup é um evento esportivo que até 16/10 vai reunir jovens atletas e renomados profissionais do futebol numa proposta inovadora para a região.

Em sua parte competitiva, a Dias Cup conta com 10 equipes disputando o título das categorias sub-13 e sub-15. Os jogos serão realizados na Fazenda Ipê, Centro de Treinamento do Atlético Sorocaba.

Os times vencedores de cada categoria ganham uma vaga para disputar o torneio internacional La Roca Cup, realizado em julho de 2016 na cidade de Salt Lake City, nos EUA.

Paralelamente à disputa, também na Fazenda Ipê, está sendo realizado um simpósio com profissionais renomados do futebol, como o ex-jogador Elzo, destaque da Seleção Brasileira na Copa de 1986, e o ex-árbitro Cléber Abade, atual assessor de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
As palestras são realizadas nos dias 10 ,11 e 13/10, sempre às 20h. Elas são abertas a todos os interessados em futebol.

O simpósio é organizado pela Dias Company, empresa especializada em eventos esportivos.

Para participar das palestras, é preciso retirar um voucher e se inscrever pelo telefone (15) 3359-6233.

Sobre a Dias Company
Com seis anos no mercado, a Dias Sport Company tem em seu campo de atuação o intercâmbio esportivo, levando jovens atletas para disputar torneios no exterior. A empresa conta com representantes na Grécia, Bélgica, EUA e Coreia do Sul. Outra atividade é o aprimoramento técnico e físico de atletas estrangeiros que passam temporadas no Brasil. Além de organizar campeonatos de futebol voltados aos jovens, a empresa também realiza palestras e clínicas abordando diversos aspectos do esporte.

Serviço
Simpósio do 1º Dias Cup
Data: 10, 11 e 13 de outubro
Local: Fazenda Ipê (Centro de Treinamento do Atlético Sorocaba) - R. Laura Maielo Kook, 1711, Ipanema das Pedras, Sorocaba/SP
Inscrições pelo telefone: 
(15) 3359-6233
Taxa de inscrição: R$ 50,00

OS2 Comunicação
Jornalista responsável: Thaís da Silveira